Blog

Jornada da Governança Corporativa no GRUPO WT

JOÃO ALBERTO TEIXEIRA, conselheiro consultivo Grupo WT e mentor da implantação da Governança Corporativa no grupo, nos fala um pouco sobre este processo na prática.

A implantação das boas práticas de governança corporativa trata-se de uma jornada e não processo. No caso específico do Grupo WT, que é uma empresa familiar, posso afirmar de maneira clara e simples, que a implantação das boas práticas de governança corporativa pode ser entendida como o sistema que engloba todas as relações entre sócios, todas as relações entre sócios e suas empresas e a forma que os sócios administram as suas empresas. A prática de uma boa governança deve proporcionar, principalmente, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade pelos resultados para todos os sócios da empresa. Na verdade, esses são os qu atro princípios basilares da governança corporativa.

Entendo que, nos dias de hoje, mais empresas familiares brasileiras estão percebendo que, a prática dos princípios de transparência, equidade e responsabilidade pelos resultados perante aqueles sócios que não estão envolvidos na administração, evita, ou pelo menos ajuda, a administrar muitos conflitos típicos de empresas familiares.

Em resumo, a implantação das boas práticas de governança corporativa no Grupo WT firmou-se na criação de políticas, normas e procedimentos fundamentais para formalizar processos que devem ser adotados por qualquer organização. Isso ajuda a gestão e facilita a padronização das atividades.

Blog GrupoWT  – Considerando o cenário socioeconômico que vivenciamos no Brasil atualmente, podemos afirmar que a adoção de um modelo de gestão baseado em Governança Corporativa garante vantagem competitiva para o negócio? 

– Vantagem em termos de imagem, isto é, certos agentes de mercado não veem com bons olhos a empresa familiar. Porém, a prática de uma boa governança corporativa melhora a imagem junto a esses agentes (stakeholders), sejam eles, clientes, fornecedores, governo ou bancos.

As boas práticas de governança corporativa têm tornado as empresas mais atrativas para associações ou mesmo para venda, em razão da credibilidade que passa ao mercado.

Blog GrupoWT – Como você avalia a decisão de Werneck Carvalho, Diretor Executivo do Grupo WT de aderir a governança corporativa?

O diretor executivo Werneck Carvalho sabe que se encontra na exceção dos empresários líderes de empresas familiares no Brasil, pois pasme, apenas 17% dos dirigentes de empresas familiares, no Brasil, se preocupam com o assunto planejamento sucessório e muito menos com o assunto governança corporativa.

As empresas que compreendem como funciona a Governança Corporativa e optam por adotá-la costumam ser mais valorizadas no mercado, o que facilita a captação de recursos. Essas práticas de governança ajudam a construir a boa reputação da empresa, além de ser importante, também, porque proporciona às organizações um melhor desempenho de suas atividades. Com isso, essas práticas evitam uma série de fatores prejudiciais ao negócio, como abusos de poder, erros de estratégia e fraudes.

Sendo assim, afirmo que Werneck Carvalho está na frente de muitos empresários pela sua atitude e, principalmente, prevenindo e profissionalizando a gestão de seu grupo para a sua família e os seus colaboradores, aliás para todos que trabalham com o Grupo WT.

João Alberto Teixeira – Sócio da Hold Gestão Patrimonial. Consultor e palestrante em Sucessão Familiar e Governança Corporativa para empresas familiares. Professor de Governança Corporativa e Direito Empresarial. Instrutor de cursos pela Unifenacon. Associado e membro da Comissão Jurídica do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.